O curso de Pós-graduação em AEE prepara o aluno para a escola inclusiva e para a reflexão sobre a problematização e a construção do conhecimento sobre as diferenças no contexto da aprendizagem nas especificidades da deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos e altas habilidades. Está em conformidade com as diretrizes de organização do trabalho pedagógico especializado nas escolas da rede pública estadual de ensino.
Capacitar os profissionais da educação para realizar o atendimento educacional especializado em salas de recurso multifuncional de instituições escolares, bem como identificar as necessidades e as habilidades dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos e altas habilidades/superdotação a fim de que possam realizar intervenções positivas no ambiente educacional.
Profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Fisioterapia, educação física, serviço social, terapia ocupacional, demais licenciaturas e áreas afins como os que atuam na sala de apoio e sala de recursos multifuncional.
Em áreas que envolvam a atuação profissional junto a pessoas com necessidades especiais, assim como no atendimento em salas de apoio e de recursos.
Módulos | Disciplinas | Carga Horária |
I | Profissionalismo na Atualidade | 40 |
II | Contexto Histórico da Educação | 40 |
III | Política e Legislação Educacional Brasileira | 40 |
IV | Educação Inclusiva e Legislação em Educação Especial | 40 |
V | Sala de Recurso Multifuncional e a avaliação psicoeducacional | 40 |
VI | Teorias de Inteligência e de Altas Habilidades/Superdotação ao longo da História | 40 |
VII | Avaliação do processo de ensino e aprendizagem com alunos deficientes, com transtornos e superdotados | 40 |
VIII | Deficiência neuromotor e Deficiência Intelectual | 40 |
IX | Deficiência Sensorial: surdez, visual e sudocegueira | 40 |
X | Transtornos Globais do desenvolvimento (TGD) | 40 |
XI | Síndrome do espectro autista (TEA) | 40 |
XII | Inserção do Lúdico | 40 |
XIII | Leitura, escrita e cálculo: Práticas educativas no TGD | 40 |
XIV | Transtornos Funcionais Específicos (TFE) relacionadas à linguagem: dislalia e disortografia, dislexia | 40 |
XV | Distúrbios de comportamento e desenvolvimento de competência social | 40 |
XVI | Transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDA/TDAH) e a dificuldade de aprendizagem | 40 |
XVII | Transtornos Funcionais Específicos (TFE) relacionada à Matemática: discalculia | 40 |
XVIII | Estratégias Educacionais para o Trabalho de Inclusão | 40 |
XIX | Métodos e ferramentas na pesquisa científica | 30 |
XX | Planejamento da Pesquisa | 30 |
XXI | Estudos de casos relacionados à prática | 30 |
Carga Horária | 810 |
44 4007-1912
Av. João Paulino Vieira Filho, 729
44 3626-2480
Praça Arthur Thomas, 4139.