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Educação do Campo, Indígena e Quilombola

O curso está inserido no contexto de definições das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo aprovada em 2001 pelo Conselho Nacional de Educação, e refletem um conjunto de preocupações conceituais e estruturais presentes historicamente nas reivindicações dos movimentos sociais do campo: o reconhecimento e a valorização da diversidade das populações do campo, a formação diferenciada de professores, a possibilidade de diferentes formas de organização da escola, a adequação dos conteúdos às peculiaridades locais, a utilização de práticas pedagógicas contextualizadas, da gestão democrática, de tempos pedagógicos diferenciados e a promoção, através da escola, do desenvolvimento sustentável e do acesso aos bens econômicos, sociais e culturais. 

Carga horária: 450 horas
Duração: 6 meses
Investimento: A partir de R$136,00
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OBJETIVO

Propiciar aos professores conhecimentos que possibilitem atender alunos em uma perspectiva interdisciplinar, abrangendo principalmente a educação não formal; Promover a interlocução entre as situações vivenciadas pelos professores no cotidiano escolar e conteúdos específicos relacionados a educação no campo, aldeias e quilombos.

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A QUEM SE DESTINA?

Profissionais ligados à área da educação, com formação superior em diferentes licenciaturas e áreas afins.

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CAMPO DE ATUAÇÃO

Docência nas áreas rurais, aldeias e quilombos.

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MATRIZ CURRICULAR

Módulos Disciplinas Carga Horária
     
I Profissionalismo na Atualidade 40
II Contexto Histórico da Educação 40
III Política e Legislação Educacional Brasileira 40
IV Legislação e Políticas Públicas da Educação no Campo, Indígena e Quilombola 40
V Culturas, Sujeitos, Contextos: A Formação de Educadores do Campo, Indígena e Quilombola 40
VI Práticas Pedagógicas em Educação do Campo, indígena e quilombola 40
VII Relações Étnico-raciais e Direitos Culturais das Minorias 40
VIII Gestão de recursos materiais (relação da infraestrutura escolar e condições de funcionamento das escolas para a qualidade do ensino) 40
IX Educação do campo, infância, juventude e diversidade cultural 40
X Métodos e ferramentas na pesquisa científica 30
XI Planejamento da Pesquisa 30
XII Estudos de casos relacionados à prática 30
Carga Horária 450

 

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