HomeBlogDICAS EFICAZ ▸ Design Gráfico: qual sua importância hoje em dia?
Login na Biblioteca Virtual

Design Gráfico: qual sua importância hoje em dia?

20/09/2017 | Categoria: DICAS EFICAZ

design gráfico é uma área de atuação que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho nos últimos anos, graças à necessidade que as empresas têm sentido de ampliar a sua presença nos diversos canais de comunicação. Além disso, o constante surgimento de novas mídias representa novos universos a serem explorados com o objetivo de potencializar o resultado das empresas.

Mas qual a responsabilidade de um designer gráfico? Por que a contratação de bons profissionais é importante e como o trabalho de no design gráfico pode influenciar os resultados de uma empresa? Confira. 

A função do designer gráfico nas empresas

Embora alguns designers gráficos trabalhem nas empresas como desenhistas industriais, a área mais comum de atuação é a comunicação.

A principal função de um designer gráfico é interpretar e representar graficamente um conjunto de ideias. Mais do que um desenhista, neste sentido, o profissional de design gráfico analisa o projeto e identifica qual o conjunto de cores, formato e fonte que resulta em um projeto mais harmonioso e atrativo.

Tendo isso em mente, sua função é desenvolver logomarcas, peças publicitárias, a diagramação de revistas, jornais, livros, outdoors, etc., que consigam transmitir uma mensagem, de maneira adequada à visão da empresa.

O perfil do profissional do design gráfico

Os profissionais que atuam nesta área, geralmente, são criativos, observadores, ousados, detalhistas e possuem uma sensibilidade artística. A habilidade de desenhar, embora possa ser aprimorada, também é um aspecto importante.

O design gráfico e a identidade visual das empresas

Para conseguir se sobressair frente à concorrência e consolidar o seu posicionamento no mercado, as empresas, em algum momento, precisam investir em estratégias de comunicação visual.

Os materiais criados pelos designers gráficos desenvolvem a identidade visual das empresas, ou seja, são eles que tornam a marca conhecida e facilmente identificada pelas pessoas. Desde o formato do logo, as cores escolhidas, os catálogos e dos anúncios produzidos, a função de um designer é fazer com que as pessoas reconheçam que aquele material pertence à empresa.

Pense na marca Coca-Cola, por exemplo. Grande parte da população mundial pode identificar a bebida facilmente, independentemente da língua em que o nome esteja escrito. Uma logomarca impactante, um conjunto de cores e um conceito muito claro por trás da bebida - associá-la sempre à momentos de felicidade - são os pontos fortes da identidade visual da marca, que possui um dos produtos mais consumidos do mundo. 

A importância de contratar bons profissionais

Quem nunca se deparou com um site mal feito, um folheto de divulgação de mau gosto e se sentiu desmotivado a estabelecer um relacionamento com a empresa?

Uma arte que desagrada aos olhos pode ser desastrosa para o sucesso de um projeto ou de uma empresa. Por essa razão, é importante investir em profissionais que tenham boa formação, referências pessoais e culturais e que consigam dialogar com o público de maneira eficiente.

O mercado de trabalho 

Os salários pagos pelo mercado a um designer gráfico variam muito de acordo com a região, o porte da empresa e o tipo de trabalho executado. O guia de profissões e salários da Catho aponta que a média nacional de rendimentos no setor é de R$1.651 por mês. 

Evidentemente, designers mais experientes e com talento reconhecido pelo mercado acabam ganhando muito mais do que isso. Um diretor de arte, por exemplo, pode receber salários acima de R$15.000 atuando em empresas especializadas. 

Muitos designers acabam optando por atuar como freelancers. Com uma boa rede de contatos e um volume de trabalho satisfatório, os salários dos profissionais liberais podem superar bastante a média nacional.  

Embora existam muitas oportunidades de trabalho, o mercado costuma ser bastante competitivo e o profissional precisa se destacar pela sua ousadia, criatividade e a habilidade de traduzir conceitos graficamente.

O domínio de ferramentas como Photoshop, InDesign, Illustrator e Corel Draw também costuma ser um requisito básico. 

É importante ressaltar que as melhores oportunidades para um designer, de um modo geral,  se encontram nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro.

E você? Acredita que pode vir a atender essa demanda das empresas? Tem vontade de trabalhar com design gráfico? Saiba mais sobre o curso de Design Gráfico da Faculdade Eficaz e até a próxima. 


Quer ter mais segurança e confiança ao escolher a sua graduação? Baixe agora o eBook "Qual Graduação devo Escolher?" e confira ótimos passos que vão te guiar para a melhor decisão para você.

Qual graduação devo escolher?

 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

RECOMENDAMOS TAMBÉM

Saiba como concluir ensino médio com a Faculdade Eficaz
29/11/2017
Design gráfico ou audiovisual: qual carreira escolher?
20/09/2017

Cadastre-se em nossa newsletter

◄ Cadastro efetuado com sucesso!

TOP 5 POSTS

Metodologia Ativa ou Passiva: qual traz mais benefícios?
13/03/2017
Conheça a ferramenta para dar play no seu futuro
23/03/2017
Ensino Médio: saiba quais as oportunidades que ele oferece
17/03/2017
Produtos de alto valor agregado
03/05/2017
EFICAZ E TAKY EMPREENDIMENTOS, SAINDO DA ROTINA!
28/11/2016

Redes sociais

Contato

Unidade Maringá

44 4007-1912
Av. João Paulino Vieira Filho, 729

Unidade Umuarama

44 3626-2480
Praça Arthur Thomas, 4139.

Vamos Conversar

◄ Cadastro efetuado com sucesso!
Todos os direitos reservados