HomeBlogDICAS EFICAZ ▸ Como ter oportunidades no mercado com a Língua de Sinais?
Login na Biblioteca Virtual

Como ter oportunidades no mercado com a Língua de Sinais?

20/09/2017 | Categoria: DICAS EFICAZ

Aprender a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), também conhecida como Língua de Sinais, pode ser uma excelente opção, tanto para quem deseja iniciar uma carreira no mercado de trabalho quanto para os que desejam uma ascensão.

Independentemente da sua área de atuação, o profissional que possui em seu currículo um curso de destaque, como o de Libras, tem maior chance de conseguir um emprego ou ser promovido.

A aquisição do conhecimento sobre a língua de sinais é ainda mais importante para os profissionais da área da educação, visto que a educação e o desenvolvimento das capacidades cognitivas por uma criança deficiente auditiva é um direito por lei, e deve ser feito por meio da Libras.

Assim, surge a demanda por profissionais que tenham formação em Letras Libras, não apenas para atuar na educação, mas, também, nas mais diversas áreas do mercado.

O curso de Libras é uma opção que está em alta, justamente pela necessidade das empresas e instituições em adequarem seu atendimento e ambiente de trabalho aos deficientes auditivos.

No post de hoje, saiba mais sobre como a língua de sinais pode ampliar os seus horizontes no mercado de trabalho e melhorar o seu currículo. Confira!

Qual é o impacto da Lei de Libras nas empresas?

As Leis a respeito da língua de sinais estão vigentes e exigem das empresas a presença de um profissional apto a realizar comunicação com os deficientes auditivos. Por isso, é previsto um aumento da contratação de intérpretes de Libras nas instituições públicas.

As empresas privadas, no entanto, também estão contratando profissionais especializados em língua de sinais. Assim, o público-alvo da empresa é aumentado e os deficientes são incluídos tanto no quadro de clientes quanto no de funcionários das organizações.

Dessa forma, para que esses novos profissionais consigam se comunicar, é indispensável que haja cada vez mais pessoas especializadas que entendam a língua de sinais. Por isso, as empresas estão valorizando ainda mais quem é capacitado para essa habilidade.

Oportunidades de emprego

Atualmente, o mercado de trabalho disponibiliza grandes oportunidades de emprego para aqueles que possuem o curso de língua de sinais, principalmente para quem está trabalhando na área da educação.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB, nº 9394/1996) estabelece que os sistemas de ensino devem garantir professores especializados ou devidamente capacitados que possam atuar com qualquer pessoa especial na sala de aula.

No entanto, o mercado de trabalho para o profissional capacitado em Libras vai muito além das instituições de ensino, pois engloba todos os aspectos da convivência social e profissional dos indivíduos com deficiência auditiva.

Os focos de contratação podem incluir centros culturais, instituições públicas e privadas, bancos, emissoras e estúdios de televisão, indústria e comércio. Apesar da grande oferta, o número de profissionais especializados nessa área ainda é pequeno. Assim, devido à necessidade de preencher o quadro de funcionários com habilidade em língua de sinais, as empresas estão oferecendo cargos com salários acima da média.

O mercado de trabalho está aberto em busca de intérpretes de Libras. Isso se deve, em boa parte, ao fato de as leis explicitarem que é um direito do deficiente ser atendido em sua língua em qualquer instituição pública; e como não há o número suficiente de profissionais qualificados para atender à demanda, a busca por quem sabe essa língua é bastante alta.

O curso de Língua de Sinais

Existem cursos profissionalizantes e de bacharelado em Letras Libras. O curso de Letras Libras forma profissionais com competências interculturais e que podem atuar no cenário de inclusão, que se expande cada vez mais no país.

O profissional sai do curso apto a mediar o encontro entre as linguagens de sinais, visual e escrita, a fim de inserir os portadores de deficiência auditiva na sociedade e garantir o cumprimento de seus direitos básicos.

Outro detalhe que merece ser lembrado é que o curso de Letras Libras funciona, também, como uma segunda graduação. Isso significa que é permitindo aos já formados em qualquer área (tanto em bacharelado quando em licenciatura) a equivalência de matérias convergentes, mediante análise de histórico e apresentação de diploma, e o término do curso ocorre em apenas dois anos, o que garante que, rapidamente, o aluno possa conquistar uma vaga nesse segmento de trabalho, com média salarial inicial de R$ 3 mil.

Você já conhecia as vantagens que um aperfeiçoamento em Libras pode oferecer no mercado trabalho? Deixe sua mensagem e entre em contato conosco para conhecer os diferenciais oferecidos pelo curso de Letras Libras da Faculdade Eficaz!


Quer ter mais segurança e confiança ao escolher a sua graduação? Baixe agora o eBook "Qual Graduação devo Escolher?" e confira ótimos passos que vão te guiar para a melhor decisão para você.

Qual graduação devo escolher?

 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

RECOMENDAMOS TAMBÉM

Saiba como concluir ensino médio com a Faculdade Eficaz
29/11/2017
Design Gráfico: qual sua importância hoje em dia?
20/09/2017

Cadastre-se em nossa newsletter

◄ Cadastro efetuado com sucesso!

TOP 5 POSTS

Metodologia Ativa ou Passiva: qual traz mais benefícios?
13/03/2017
Conheça a ferramenta para dar play no seu futuro
23/03/2017
Ensino Médio: saiba quais as oportunidades que ele oferece
17/03/2017
Produtos de alto valor agregado
03/05/2017
EFICAZ E TAKY EMPREENDIMENTOS, SAINDO DA ROTINA!
28/11/2016

Redes sociais

Contato

Unidade Maringá

44 4007-1912
Av. João Paulino Vieira Filho, 729

Unidade Umuarama

44 3626-2480
Praça Arthur Thomas, 4139.

Vamos Conversar

◄ Cadastro efetuado com sucesso!
Todos os direitos reservados