HomeBlogMERCADO DE TRABALHO ▸ Metodologia Ativa ou Passiva: qual traz mais benefícios?
Login na Biblioteca Virtual

Metodologia Ativa ou Passiva: qual traz mais benefícios?

13/03/2017 | Categoria: MERCADO DE TRABALHO

Ao longo dos anos a Educação vem passando por transformações em todos os níveis de ensino, sempre com o objetivo de preparar melhor o aluno para além da sala de aula e desenvolver seu processo de aprendizagem. Mas qual o melhor método para contribuir com o aprendizado e o crescimento do aluno?


Hoje as universidades utilizam das duas metodologias de ensino: a Metodologia Ativa e Passiva. A maioria delas ainda é fiel ao sistema de ensino tradicional baseado na metodologia passiva, aquele em que o professor apenas transmite informações para o aluno.


Para entender qual metodologia que mais lhe trará benefícios em sua graduação, entenda as principais teorias sobre esses dois métodos de aprendizagem.


Metodologia Ativa e Metodologia Passiva
 

  • Metodologia Ativa

Piaget, um dos mais importantes pensadores do século XX, era contra a abordagem tradicional do ensino e defendia os “novos métodos de educação”. Para ele, as crianças precisavam conversar entre si, e o papel do professor era observar, questionar e levantar contradições. As crianças deveriam ter a liberdade de explorar, perguntar e descobrir por si mesmas.


Em seus experimentos, Piaget agia dessa forma, fazendo com que as crianças pensassem e descobrissem novas soluções, ou seja, agissem ativamente em sua própria educação.


“O objetivo principal da Educação é criar homens capazes de realizar coisas novas, e não simplesmente repetir o que fizeram as gerações anteriores – homens que sejam criativos, inventivos e descobridores. O segundo objetivo da Educação é formar mentes críticas, que possam avaliar, e não apenas aceitar tudo que lhes seja oferecido. O grande perigo de hoje são os slogans, as opiniões coletivas e as tendências prontas de pensamento. Temos de ser capazes de resistir a eles individualmente, de criticá-los e de distinguir o que está provado e o que não está. Assim, precisamos de alunos ativos, que aprendam a descobrir por si mesmos, em parte através de sua própria atividade espontânea e, em parte, através do material que organizamos para eles; de alunos que cedo aprendam a discriminar entre o que é verificável e o que consiste simplesmente na primeira ideia que lhes vem.” (Ripple e Rockcastle, Piaget Rediscovered, 1964, p.5.)
 

  • Metodologia Passiva

A Aprendizagem por Transmissão (APT) pode associar-se às perspectivas comportamentais da aprendizagem. Na teoria comportamental da aprendizagem escolar, o aluno é um sujeito passivo e mero reprodutor de informações. A aula é centrada no professor, que controla todo o processo de ensino.



Principais diferenças: Metodologia Ativa x Metodologia Passiva


Metodologia Ativa

Na Metodologia Ativa o aluno se envolve com o estudo. Ele não recebe as informações do professor somente, ele vai além. Todos os sentidos do aluno são estimulados para que possa reter as informações. Nesse método, ele consegue visualizar a ligação entre o que aprendeu nas aulas com o que vive em seu ambiente familiar e profissional.


Metodologia Passiva

Sabe aquela aula cansativa em que o professor apenas fala e os alunos devem prestar atenção para aprender? Esta é uma aula em que se utiliza da Metodologia Passiva, aquela em que o estudante não se vê envolvido com os estudos, e não assimila o conteúdo 100%. O aluno senta-se passivamente na sala de aula e passa a ver os estudos como algo entediante, desinteressante e mecânico. Ele não recebe incentivos para pensar além do que é passado em sala e, dessa forma, não enxerga o link entre o que aprendeu e o que vive fora da sala de aula. Compreende que o objetivo da aula é memorizar fórmulas, dados e demais informações, e tomar notas para passar nas provas.


Por que a Metodologia Ativa traz mais benefícios para o aluno?


Quando o professor age como um guia na sala de aula e dá ao aluno a possibilidade de ser um sujeito ativo, seja através de estudos de caso, debates, seminários ou outras técnicas, desenvolve de forma mais satisfatória a aprendizagem.


Em uma sociedade virtual e global em que tudo muda o tempo todo, o ensino tradicional não atenderá às necessidades do indivíduo e do mercado de trabalho.


A Faculdade Eficaz é um dos exemplos de universidade que utiliza o Metodologia Ativa, que proporciona ao aluno a chance de ser o protagonista de seu crescimento e aprendizado durante a graduação.


Quer sair da universidade mais preparado para o mercado de trabalho e até mesmo para ter seu próprio negócio? A Faculdade Eficaz é a opção indicada para você. Entre em contato conosco.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

RECOMENDAMOS TAMBÉM

Qualificação e eficiência: curso técnico de enfermagem em Maringá
13/12/2017
Descubra as 10 profissões do futuro
22/11/2017

Cadastre-se em nossa newsletter

◄ Cadastro efetuado com sucesso!

TOP 5 POSTS

Metodologia Ativa ou Passiva: qual traz mais benefícios?
13/03/2017
Conheça a ferramenta para dar play no seu futuro
23/03/2017
Ensino Médio: saiba quais as oportunidades que ele oferece
17/03/2017
Produtos de alto valor agregado
03/05/2017
EFICAZ E TAKY EMPREENDIMENTOS, SAINDO DA ROTINA!
28/11/2016

Redes sociais

Contato

Unidade Maringá

44 4007-1912
Av. João Paulino Vieira Filho, 729

Unidade Umuarama

44 3626-2480
Praça Arthur Thomas, 4139.

Vamos Conversar

◄ Cadastro efetuado com sucesso!
Todos os direitos reservados